sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

BULLYING : DO INÍCIO AOS DIAS ATUAIS.

Um conflito global, que cresce e aparece.
O bullying é um fenômeno tão antigo quanto a própria instituição denominada escola. No entanto, o tema só passou a ser objeto de estudo científico no início dos anos 70.
Cabem algumas considerações em se tratando de bullying : tanto meninas quanto meninos se envolvem nos comportamentos de bullying
No entanto, as meninas tendem a praticar agressões na forma de terror psicológico, na base de mexericos, intrigas e na manipulação de outras meninas contra as "colegas-alvo".
Já os meninos tendem a utilizar a força física para firmarem seu poder sobre os demais. É importante destacar que, o cabeça ou líder do grupo de agressores, em geral, é o mais esperto, observador e frio. Na maioria das vezes, não é ele quem espanca a vítima, mas induz os meninos que necessitam de aceitação da turma a fazer o serviço sujo. De forma maquiavélica, o cabeça das condutas violentas monta seu exército de executores, recrutando garotos que se submetem a cometer as agressões por temerem ser as próximas vítimas.



Um comentário:

  1. Criar espaço para discursão de temas polêmicos foi uma ótima idéia. Mais uma vez o blog está de parabéns, vamos expandir os assuntos; educar também é poder discutir sobre assuntos do dia-a-dia.

    ResponderExcluir