terça-feira, 10 de julho de 2012

FESTEJOS JUNINOS!

Junho é tempo de pendurar bandeirinhas e dançar forró para celebrar Santo Antonio, São João e São Pedro, e nenhum evento é tão esperado pelos alunos da Escola Girassol quanto a GIRADRILHA. No dia 28/06 aconteceu o grande evento no Millenium Clube, com casamento de matuto e muita animação movido ao ritimo de muito forró.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

1º Musical de Ballet

Noite de show... N o dia 06/06 realizamos o primeiro musical de ballet com nossas bailarinas que fazem parte do Girassol Dance. Em comemoração aos 28 anos da Escola Girassol.

TEMA: A Bela e a Fera

 Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança, mas a paixão que vai na alma de quem dança.
                                                                                      Augusto Branco

Tudo que é vida se move, movimento é vida!
Dançar é mover-se com consciência, é plasmar no corpo o sentimento de vida, é a mais pura expressão do ser!

domingo, 8 de julho de 2012

Dia das Mães!

Dia de show... Luz... Som na mais perfeita sintonia... A sintonia do AMOR, do Carinho e da Gratidão! Emocionadas com o carinho dos seus filhos, as mães dos alunos da Educação Infantil e Fundamental I, compareceram em expressivo número para prestigiarem as apresentações em sua homenagem.


Aula coletiva

A aula agradou muito aos alunos do 2º ao 5º anos e professores, que muito contribuiram com seus comentários,  opiniões,  e depoimentos no decorrer da apresentação.

Leitura de quadrinhos coletiva

Ler é vital em qualquer idade, e tudo começa com os pais.O hábito de contar histórias para os filhos, tão esquecido hoje, é primordial. Depois, vêm as histórias em quadrinhos, os livrinhos, etc. O ideal é que se estimule a criança sempre. A escola também tem um papel importante no incentivo à leitura.Os quadrinhos têm um aspecto lúdico para a criança, ótimo para a iniciação à leitura. A junção de texto e imagem, a noção de movimento, cada descoberta após virar a página, tudo isso desperta o interesse pela leitura. E já há até pesquisas, inclusive no Brasil, mostrando que crianças que lêem gibis têm mais facilidade de aprendizado. Ler exercita a imaginação, aguça a curiosidade e desperta o interesse pelo desconhecido. 

Educação Física - 1º ano

Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo.
Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.
A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada um e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades do aluno, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa.
 

sábado, 7 de julho de 2012

19 de Abril - DIA DO ÍNDIO


História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Importância da data Neste dia do ano deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando o mesmo foi encontrado. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Alunos do 4º e 5º anos que realizaram pesquisas sobre o Índio.

PÁSCOA!

Durante a Semana Santa, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I participaram das comemorações da celebração da Páscoa. Durante os 3 primeiros dias da semana, todos se reuniram no pátio para refletir sobre a Páscoa, sua origem e tradição, assim como, também tomar conhecimento de como é celebrada pelas diferentes religiões e regiões.


SAUDADES!

Ficamos alguns dias ausentes... E hoje estamos voltando com alegria para você!