domingo, 26 de fevereiro de 2012



A Escola Girassol realizará a abertura da aula de dança no próximo sábado dia 03/03, com alunas do Maternal ao 5º ano.
A criança, o adolescente que pratica dança, se adapta melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização.
A dança é rica nos mais variados estímulos: Tátil,Visual, Auditivo, Cognitivo, Motor e Afetivo, portanto sua prática é valorizada e incentivada, pois contribui no crescimento biopsicosocial do ser humano.
A criança, o adolescente que pratica dança é saudável em todos os sentidos, além do físico modelado, tem melhores condições de tornar-se um indivíduo mais equilibrado.



As Bailarinas

Esta menina

tão pequenina
quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
                                                    Cecília Meireles

Cortar o tempo    

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente
                                                 Carlos Drummond de Andrade

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A BASE DO SER HUMANO = FAMÍLIA


Os filhos não precisam de pais gigantes, mas seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração.

Ser impaciente e desistir de educar

    

       Havia um aluno muito agressivo e inquieto. Ele perturbava a classe e arrumava frequentes confusões. Era insolente, desacatava a todos. Repetia os mesmos erros com frequencia. Parecia incorrigível. Os professores não o suportavam. Cogitaram em expulsá-lo.
       Antes da expulsão, entrou em cena um professor que resolveu investir no aluno. Todos acharam que era perda de tempo. Mesmo não tendo apoio dos colegas, ele começou a envolver o aluno, a brincar e a levá-lo para tomar sorvete, passear. Professor e aluno construiriam uma ponte entre seus mundos. Você já construiu alguma vez uma ponte como está com as pessoas difíceis? 
    O professor descobriu que o pai do aluno era alcoólatra e espancava tanto ele como a mãe.       Compreendeu que o jovem, aparentemente insensível, já tinha chorado muito, e agora suas lágrimas estavam secas. Entendeu que a sua agressividade era uma reação desesperada de quem estava pedindo ajuda. Só que ninguém decifrava sua linguagem. Seus gritos eram surdos. Era muito mais fácil julgá-lo. A dor da mãe e a violência do pai produziram zonas de conflitos na memória do rapaz. Sua agresividade era um eco da agressividade que recebia. Ele não era réu, era Vitima. Seu mundo emocional não tinha cores. Não lhe deram o direito de brincar, sorrir e ver a vida com confiança. Agora, estava perdendo o direito de estudar, de ter a unica chance de ser um grande homem. Estava para ser expulso.
       Ao tomar conhecimento da situação, o professor começou a conquistá-lo. O jovem sentiu-se querido, apoiado e valorizado. O professor começou a educar-lhe a emoção. Ele percebeu, logo nos primeiros dias, que por trás de cada aluno arredio, de cada jovem agressivo, há uma criança que precisa de afeto.
      Não demorou muitas semanas para todos estarem espantados com a sua mudança. O rapaz revoltado começou a respeitar. O garoto agressivo começou a ser afetivo. Ele cresceu e se tornou um adulto extraordinário. E tudo isso porque alguém não desistiu dele.
    Todos querem educar jovens dóceis, mas são os que nos frustram que testam nossa qualidade de educadores. São seus filhos complicados que testam a grandeza do seu amor. Seus alunos insuportaveis é que testam seu humanismo. Pais brilhantes e professores fascinantes não desistem dos jovens, ainda que eles os decepcionem e não lhes dêem retorno imediato. Paciência é o seu segredo, a educação do afeto é sua meta.
     Gostaria que todos vocês acreditassem que os jovens que mais os decepcionam hoje poderão ser os que mais lhes darão alegria no futuro. Basta investir neles.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SALA DE AULA


A escola é o espaço onde o poder disciplinador produz o saber.


Nas tarefas escolares, ajudar não é fazer pelo filho. Quem tem de fazer é a própria criança.

BULLYING : DO INÍCIO AOS DIAS ATUAIS.

Um conflito global, que cresce e aparece.
O bullying é um fenômeno tão antigo quanto a própria instituição denominada escola. No entanto, o tema só passou a ser objeto de estudo científico no início dos anos 70.
Cabem algumas considerações em se tratando de bullying : tanto meninas quanto meninos se envolvem nos comportamentos de bullying
No entanto, as meninas tendem a praticar agressões na forma de terror psicológico, na base de mexericos, intrigas e na manipulação de outras meninas contra as "colegas-alvo".
Já os meninos tendem a utilizar a força física para firmarem seu poder sobre os demais. É importante destacar que, o cabeça ou líder do grupo de agressores, em geral, é o mais esperto, observador e frio. Na maioria das vezes, não é ele quem espanca a vítima, mas induz os meninos que necessitam de aceitação da turma a fazer o serviço sujo. De forma maquiavélica, o cabeça das condutas violentas monta seu exército de executores, recrutando garotos que se submetem a cometer as agressões por temerem ser as próximas vítimas.



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - Girafolia

Dia 16/02/2012 foi comemorado o CARNAVAL da Escola Girassol, saímos em bloco pelas principais ruas da nossa cidade com uma orquestra de frevo e vários pais nos honraram com a sua presença.Saímos com o título: GIRASSOL FOLIA 2012, as crianças usavam várias fantasias e as professoras formaram um bloco com Cartas de baralho, enfim, todos usaram a sua criatividade formando uma linda e animada folia.
Valeu GIRASSOL!!!